04 março, 2004

ALENTEJO - "DO NASCER AO POR DO SOL"

Carlos "O Maltês" Cascalheira é electricista de profissão. Entre outras, tem duas grandes paixões: o Alentejo e a Fotografia. Paixões que concilia de forma harmoniosa com uma escrita de encantar.
Ouvi-lo falar desta terra esquecida é sentir-lhe na alma a dor de um Alentejo ferido, é escutar-lhe a tristeza da planície abandonada, mas é também perceber-lhe o grito de indignação, é sabê-lo não resignado.
O Carlos, ou melhor, o Maltês, transporta para a fotografia todos estes seus sentimentos. Porque acha que os deve compartilhar. E nós temos que lhe agradecer por nos deixar saborear a sua arte.
A partir do dia 7 e até 28 de Março, no snack-bar "A Montaria", na Salvada, a exposição de fotografias do Maltês tem como tema "Alentejo - Do nascer ao pôr do Sol".

Antes disso, ouçam-no:

"É no horizonte que rompe a aurora, manhã cedo o Sol vai crescendo devagar, dando vida à planície mutante, de cores e encantos...realçando o branco das paredes das aldeias.
Aos poucos a vida surge...as mulheres mais velhas com os seus lenços, fazem as primeiras compras do dia, os homens assomam-se à rua, para avaliar o tempo, velho hábito que lhes ficou de um tempo em que labutavam do nascer ao por do sol.
O Guadiana de caudal controlado corre calmamente, reflectindo o encanto das sua margens, enquanto o velho lago, antigo acumulador de carinho para sebes roseiras e arvores de fruto, permanece parado no tempo, um tempo de estiagem...
Os velhos montes senhoriais de cores entorpecidas pelo tempo de abandono, surgem aqui e acolá, as paredes são taipa esventrada, outrora amassada com o suor dos calca-barro.
É este “Alentejo...entre o nascer e o por do Sol”, que não pode esperar, mas que precisa agir.
"


Lá estarei no Domingo, às 4 da tarde, para lhe dar um abraço.


foto: o maltês

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?