12 janeiro, 2004

PRAÇA DA REPÚBLICA DANIFICADA!

Não, não estamos em obras.

Trata-se da verdadeira Praça que, poucos meses após a inauguração das obras que puseram termo à vida do rossio bejense, já apresenta danos nas suas lajes.
Mais uma vez, o responsável pela Associação do Património local, vem manifestar a sua indignação.
Aguardam-se as reacções dos responsáveis pelas POLI'sses que têm sido feitas na urbe bejense.

PS - transcrevo, com a devida vénia, o comentário deixado por um leitor à notícia publicada no site da Rádio Pax:

Abandonaram porquê?
Esta será a pergunta a colocar perante o evidente cenário de desertificação de uma praça que, quer pela sua história, quer pela sua localização tem condições para ser o ponto de encontro dos bejenses.
Sujeita nos últimos meses a obras de requalificação por demais comentadas, a nossa praça viu-se desde há muito privada de uma vida para além dos serviços camarários e estatais. Depois das 20h não se vê vivalma, porque não há nada para fazer lá!!!
Restaurantes de qualidade na praça?Não há!
Cervejarias, cafés, esplanadas? Não há!
Animação nocturna? Há quantos anos não há actividades culturais na nossa praça?
Para que os cidadãos se reconciliem com a praça seria necessário oferecer um conjunto concertado de acções que façam retomar os hábitos de passear na cidade.
Algumas sugestões:
Porque não fazer a feira do livro na praça de república?Com os stands dos livros, um palco para pequenos espectáculos, uma ou duas tasquinhas com esplanadas. Talvez resultasse melhor do que no parque de feiras e exposições...
Porque não assinalar todos os momentos importantes da cidade e dos cidadãos na praça da república? 25 de Abril, 1º de Maio, passagem de ano só para dar alguns exemplos.
Correndo o risco de ser demasiado ambicioso, proporia que a tentasse colocar a maioria dos serviços que funcionam na praça da república numa outra zona da cidade, fora do centro histórico, de fácil acesso e com abundante estacionamento (criando uma espécie de loja do cidadão) deixando todos os edíficios vagos na praça para que se pudesse instalar na praça um comércio mais dinâmico e dinamizador do espaço.
Demasiada utopia, meus senhores? Talvez. Mas foram vocês, que governam esta cidade há tantos anos, que me ensinaram a nunca deixar de perseguir os sonhos. Ou já se esqueceram?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?