09 dezembro, 2003

UM COMENTÁRIO, AS ILUMINAÇÕES DE NATAL E A CÂMARA DE BEJA

Transcrevo um comentário, deixado aí, por Lápis-azul:

“Quer uma opinião de alguém que vive nesta cidade e sabe como as "coisas" funcionam?
Não perca tempo com certos comentários!
Em Beja, os "nossos" políticos (será que o são?) continuam a jogar a feijões. É que esta merda de cidade é tão pequena em tamanho e importância que continuamos a assistir a "pequenas novelas" ao jeito do argumentista brasileiro Manoel Carlos. Já diz o ditado... tantos cães a tão poucos ossos.
Mas o importante é que eles são felizes... não é ? hehehehehe !!!
Já agora ... gostava de ler um comentário seu sobre a falta de verbas da câmara para as tradicionais iluminações de natal. (ai que o nosso Carreira Marques anda a pisar o risco com os bejenses!!!) Não acha que é motivo para usar o "Lapis Azul"???
Um Abraço...”

Caro Lápis Azul (tem alguma coisa a ver com a censura?)
Pede-me para eu falar sobre a falta de iluminações de Natal que, segundo a autarquia, se deve à falta de verbas.
Devo dizer-lhe que, em matéria de gestão financeira, nada sei. A única gestão com que tenho que lidar é a caseira.
Tenho, no entanto, como adquirido que, todas as autarquias apresentam e aprovam anualmente os seus orçamentos, onde estão previstas determinadas despesas. Algumas destas despesas são fixas, como é o caso das que têm que ser efectuadas com os vencimentos de pessoal.
Pensava eu que também as despesas com as iluminações de Natal fizessem parte do orçamento da Câmara de Beja. Porque fazem parte da tradição da cidade, são de prever anualmente estes gastos com a decoração das principais artérias da cidade.
Só que, segundo o edil-presidente, a Câmara não tem dinheiro. Não havendo dinheiro na Câmara, não há Natal nas ruas.
Ora é aqui que se me colocam várias questões:
- Esta despesa não estava prevista no orçamento da Câmara? Se não estava, devia de estar. Se estava, houve má gestão e o dinheiro gastou-se noutras prioridades;
- Que Associação de Comerciantes é esta, que fica à espera de um comunicado da Câmara a dizer que não tem verbas para as iluminações de Natal, para reagir e criticar a autarquia? Não existem contactos entre a Associação e a Câmara de Beja? Se não existem, deviam de existir. Se existem, para que servem?

Por isso, caro Lápis Azul, julgo que, neste caso, há que partilhar culpas.

Quanto ao seu “ai que o nosso Carreira Marques anda a pisar o risco com os bejenses”, devo recordar-lhe que o mesmo foi eleito em eleições livres e democráticas, pelo que me apetece dizer que Beja tem o Presidente que merece. Se ele não serve os interesses da cidade, porque se continua a perpetuá-lo no poder?
Eu tenho uma resposta para esta questão, mas ela fica para outra ocasião.
Um abraço.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?