29 dezembro, 2003

ACHO MUITO BEM - por Luís Dinis

O L.D. enviou-me este texto (que julgo já ter sido também publicado no Diário do Alentejo).
É um olhar crítico sobre as intervenções para a requalificação urbana da cidade de Beja.
Sem comentários.

"Acho muito bem.
Acho muito bem que Beja esteja a ser transformada. Acho muitíssimo bem, que tenhamos papeleiras de escritório na Praça da República e que tenhamos candeeiros de jardim no Largo de Santo Amaro, ou mesmo candeeiros metalizados no centro histórico. Acho muito bem, que os conjuntos escultóricos não sejam colocados nas zonas residenciais periféricas, porque também não fazem lá falta alguma. Acho muito bem que só tenhamos um Jardim Municipal. Acho muito bem, que Beja, capital de Distrito, não tenha um cibercentro ou um jardim botânico ou mesmo um centro de ciência viva. Acho muito bem e aplaudo entusiasticamente a ideia de não haver coerência no mobiliário urbano de Beja. Do verde ao cinzento, passando pelo vermelho e castanho. Bancos de pedra e de madeira, com ou sem encosto, para agradar a todos. Acho muito bem, que Beja, não tenha pontos frescos para saborear o Verão, assim o turista, pode sempre gastar uns euros em água engarrafada e fartura de gelados. Acho muito bem, que Beja abandone a sua roupa rústica. Que não ande a mostrar-se como cidade de pedra e capitéis, de pias romanas e silos islâmicos. Acho muito bem, que Beja seja uma cidade moderna. È esta a cara que deve dar. Já podemos imaginar, um panfleto turístico sobre Beja: “Beja é cidade moderna, venha esquecer o passado, visite-nos!”
Livrem-se de não a deixar num brinco.

Luís Dinis"

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?